Engenheiros notáveis – Isambard Kingdom Brunel

Engenheiro civil e mecânico inglês nascido em Portsmouth, Hampshire, um verdadeiro gênio da Idade Industrial cujo visão e ousadia resultaram em algumas das maiores maravilhas de engenharia de Inglaterra vitoriana.

Brunel foi um dos engenheiros mais versáteis e audaciosa do século 19, responsável pelo projeto de túneis, pontes, linhas férreas e navios.

Isambard Kingdom Brunel nasceu em 09 de abril de 1806, em Portsmouth. Seu pai, Sir Mark Isambard Brunel era um engenheiro francês que tinha fugido da França durante a Revolução. Brunel foi educado na Inglaterra e na França.

Quando voltou à Inglaterra, ele foi trabalhar para seu pai, tendo sido, somente com 20 anos, nomeado engenheiro do estaleiro. A primeira conquista notável de Brunel foi o papel desempenhado com seu pai no planejamento do Túnel do Tamisa de Rotherhithe para Wapping, concluído em 1843. Em 1831, os projetos de Brunel ganharam a concorrência para a Ponte Suspensa de Clifton sobre o rio Avon. A construção começou no mesmo ano, mas não foi concluída até 1864.

O trabalho pelo o qual Brunel é provavelmente mais lembrado é a sua construção de uma rede de túneis, pontes e viadutos para a Great Western Railway. Em 1833, com 27 anos, foi nomeado engenheiro-chefe e iniciou a ferrovia que ligava Londres a Bristol. Entre as impressionantes realizações durante a sua construção estão incluídos os viadutos de Hanwell e Chippenham, a Ponte Maidenhead, o túnel Box e Estação Bristol Temple Meads. Brunel é notável pela introdução da bitola larga no lugar da bitola padrão sobre esta linha. Enquanto trabalhava na linha de Swindon para Gloucester e South Gales, ele desenvolveu a combinação de ponte em suspensão, tubular e treliçada para cruzar o Wye em Chepstow. Este projeto foi melhorado em sua famosa ponte sobre o Tamar em Saltash perto de Plymouth.

Locomotiva da Great Western Railway, de bitola larga

Além de pontes, túneis e ferrovias, Brunel foi responsável pelo design de vários navios famosos. O “Great Western”, lançado em 1837, foi o primeiro navio a realizar serviços de transatlântico. O “Grã-Bretanha”, lançado em 1843, era o primeiro  navio de passageiros movido a vapor com casco de ferro do mundo, impulsionado por hélice. O “Great Eastern”, lançado em 1859, foi concebido em colaboração com John Scott Russell, e foi de longe o maior navio já construído até aquele momento, mas não foi bem sucedido comercialmente.

Brunel também foi responsável pela reformulação e construção de muitas das principais docas da Grã-Bretanha, incluindo Bristol, Monkwearmouth, Cardiff e Haven Milford. Outros trabalhos de Brunel incluem edifícios e um notável hospital pré-fabricado, com ar condicionado e esgotos para ser utilizado durante a Guerra da Crimeia.

Estação de Bristol

Nos seus cadernos de desenhos e notas que chegaram até nós, é visível a sua preocupação com todos os aspectos dos projectos em que se envolvia. Brunel morreu de um derrame em 15 de Setembro de 1859.

Pouco conhecido no resto do mundo, mas famoso entre os ingleses como um dos artífices da revolução industrial, tornou-se reconhecido pelos seus conterrâneos como a mais brilhante personalidade da história do Reino Unido em todos os tempos, em uma eleição realizada pela BBC (2002), depois de Winston Churchill. Algumas de suas obras, pela sua grandiosidade e importância, tornaram-se estampas de selos postais britânicos, entre elas a Royal Albert Bridge (1854-1857), o Box Tunnel (1836-1841), a Paddington Station (1849-1854), o PSS Great Eastern (1854-1858), a Clifton Suspension Bridge (1831-1864) e a Maidenhead Railway Bridge (1838).

Link: Obras de Isambard Kingdom Brunel

Fontes: BBC – Figuras Históricas, UFCG – Biografias

 

 

 

About these ads

One thought on “Engenheiros notáveis – Isambard Kingdom Brunel

  1. Pingback: Gigantes da Engenharia – 5 obras que inspiraram a construção do maior túnel do mundo « Pet Civil – UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s