Sistema de alvenaria integral – baixo custo e resistência a terremotos

Técnicas cada vez mais modernas vêm sendo desenvolvidas visando à proteção contra terremotos. Os japoneses são os principais responsáveis pelos investimentos em altas tecnologias com esta finalidade já que o país está constantemente sofrendo os impactos dos abalos sísmicos. Porém, países com menos recursos continuam sujeitos à devastação causada por eles, como é o caso do Haiti que ainda se recupera do grande tremor ocorrido em 2010.

Foi pensando em criar uma alternativa de baixo custo, acessível a regiões mais pobres, que engenheiros da Universidade Politécnica de Madri, na Espanha, projetaram e construíram casas de baixo custo resistentes a terremotos utilizando um sistema que recebeu o nome de Sistema de Alvenaria Integral (IMS, sigla em inglês para Integral Masonry System).

O Sistema

São usadas treliças pré-fabricadas feitas com barras de aço ou vergalhões (os mesmos usados para a construção de lajes e concreto armado), leves e de fácil instalação. Esses suportes se conectam em três direções para construir as paredes e pisos, criando uma malha muito resistente aos tremores.

Um aspecto interessante do sistema é que não há necessidade de materiais especiais. Os suportes de aço são preenchidos com materiais de construção disponíveis na obra, e que podem ser encontrados mesmo em áreas muito pobres (ex: adobe, tijolos furados, blocos de concreto e até rejeitos).

Na parte de cima, uma única laje comum é suficiente para dar rigidez a toda a construção.

Vantagens

Além do baixo custo há também a vantagem da fácil manutenção das construções. Já que, após o tremor, basta que as eventuais trincas sejam consertadas para que a construção retorne ao seu nível original de resistência.

Os resultados dos testes, feitos com protótipos que utilizavam o sistema, confirmaram o potencial desse sistema de construção.

Fontes: PINIweb, Inovação Tecnológica

About these ads

Um pensamento sobre “Sistema de alvenaria integral – baixo custo e resistência a terremotos

  1. Pingback: Sistema de alvenaria integral – baixo custo e resistência a terremotos | Engenharia Estrutural e Construção Civil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s