Semana Especial – A fantástica Torre de Pisa

Um dos prédios mais conhecidos do mundo, com certeza, é a Torre de Pisa. Os turistas costumam ficar em frente à torre, inclinando-se e tirando fotos daquilo que, para eles, parece desafiar as leis da gravidade. Na verdade, as pessoas divertem-se com a inclinação da torre há séculos. Mas será que a inclinação da Torre de Pisa pode fazê-la ir ao chão?

A construção

Quando a construção desse campanário começou, em 1173, Pisa era um centro comercial no auge de sua força militar e de suas realizações artísticas. Para a vergonha dos moradores de Pisa, entretanto, sua torre de mármore branco começou a se inclinar antes de seu terceiro andar ficar pronto, em 1274.

Talvez, o engenheiro Bonanno Pisano não tenha calculado as conseqüências de se construir uma torre de aproximadamente 56 m de altura em uma base rochosa de apenas 3 m de espessura, sendo que essa fina base estava sobre areia fofa, cascalho e argila – materiais que não dão sustentação suficiente para uma torre de 16 mil toneladas. Então, a estrutura começou com uma fixação irregular.
Apesar disso, a construção continuou. Para disfarçar a inclinação, os construtores fizeram cada andar um pouco mais alto no lado mais baixo, mas o material adicional só fez com que a torre afundasse mais. Quando foi terminada em 1350, a torre estava com 1,3m de inclinação e a 0,2 m da direção vertical.

 

Cai ou não cai?

A Torre de Pisa deve se inclinar por pelos menos mais 200 anos. Ela pode ficar em pé – bem, quase em pé – por mais algumas centenas. Isso graças a um projeto de restauração que resgatou a torre depois dela ter chegado à beira do colapso uma década atrás.

Arquitetos, nos últimos séculos, tentaram compensar o peso da estrutura para o norte. Foram criados projetos que pretendiam endireitar a torre, mas as experiências foram mal planejadas e aumentaram ainda mais a instabilidade da estrutura.

Em 1990, a Torre ficou mais torta do que nunca, inclinando-se em mais de 5,5 graus. Segundo cálculos, a torre deveria ter caído com 5,44 graus de inclinação. Felizmente a torre desafiou as previsões e manteve-se firme tempo suficiente para que os engenheiros chegassem a uma correção – para a felicidade dos italianos e dos turistas.

Foram realizados trabalhos de restauração entre 1999 e 2001 que estabilizaram a torre. Engenheiros colocaram pesos na extremidade norte da estrutura enquanto extraiam solo da parte de baixo da torre, fazendo-a afundar lentamente de volta ao norte.

A Torre de Pisa continua inclinando-se para o sul, mas agora ela faz isso com apenas 3,9 graus. A não ser que aconteça um grande terremoto ou outra catástrofe imprevista, os engenheiros acreditam que a torre vai continuar de pé por muito tempo – o suficiente para muitas gerações aproveitarem a paisagem que parece desafiar as leis da física.


Fontes:
How Stuff WorksHype Science

About these ads
Postado em Sem categoria

3 thoughts on “Semana Especial – A fantástica Torre de Pisa

  1. Pingback: Você sabia?? – Parte 1 « Pet Civil – UFJF

  2. Pingback: Torre de pisa fica menos torta para continuar de pé | PET Engenharia Civil - UFJF

  3. Pingback: 10 construções tortas ao redor do mundo | PET Engenharia Civil - UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s