Caixa de areia com realidade aumentada

Os sensores de movimento não revolucionaram somente os vídeo games, recentemente instituições americanas empregaram a tecnologia em uma criativa invenção. A parceria entre Universidade da Califórnia, o Centro de Pesquisa Ambiental de Tahoe e o Aquário e Centro de Ciências ECHO Lake, teve como resultando uma curioso projeto, a caixa de areia que aliada a um sensor, a um projetor digital e a um software permite a simulação de modificações topográficas na superfície de uma caixa de areia!

Tudo ocorre através da realidade aumentada, que permite simular na pequena caixa, usando apenas uma simples páca formação de montanhas, vales, a movimentação das correntes de água, entre outros acidentes geográficos, que são demonstrados em tempo real.

O Kinect usa a barra de sensores para capturar mudanças a 30 FPS, acompanhando a forma como o usuário mexe na areia. Depois disso, o aparelho da Microsoft projeta mapas de cores personalizáveis por cima. Um atraso de um segundo é usado para filtrar os movimentos do usuário.

Quanto à água, usa-se aceleração GPU para descobrir em tempo real onde cursos reais fluiriam ao redor da topografia. A mágica é feita através de um PC equipado com Core i7 e placa de vídeo NVIDIA GeForce 580, e transformam a água como se ela estivesse fluindo na velocidade natural, em uma escala de 1:100.

O objetivo dos inventores é instalar o projeto em museus e proporcionar exposições mais interativas e educativas aos visitantes.

Veja a invenção em funcionamento: 

Fontes: Tecmundo, Techtudo

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s