“Dia Mundial da Água” – Dicas para evitar o desperdício

Em dias em que a falta de água tornou-se um problema corriqueiro é cada vez mais importante relembrar a importância deste recurso essencial à humanidade. Hoje, 22 de março, comemora-se o vigésimo “Dia Mundial da Água”, data que foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993.

As atividades relacionadas à cadeia produtiva e de consumo da área da construção civil possuem enorme impacto ambiental. O setor é o maior consumidor de recursos naturais, sendo responsável por um gasto de cerca de 17% da água doce. Segundo consulta aos profissionais do setor, a construção de um edifício desperdiça cerca de 20 litros de água por metro quadrado de área construída. Desse modo, uma edificação que terá 20 pavimentos ou andares, com 250 m² cada um, desperdiçará 5.000 litros de água por pavimento construído. Ao fim da obra, serão desperdiçados, em média, 100 mil litros de água. Felizmente, ultimamente o interesse em projetos de Construções Sustentáveis, está cada vez maior.

Existem inúmeras medidas para se criar um projeto com menor desperdício de água, algumas destas medidas são bastante simples, porém devem ser analisadas e aplicadas em todas as fases do ciclo de vida do edifício desde a programação, concepção, execução, ocupação, manutenção, reabilitação, até eventual demolição. Durante o processo construtivo devem ser adotadas medidas visando a otimização de forma a evitar o superdimensionamento, implantação de sistemas de gestão de resíduos durante a obra, gestão de águas pluviais no terreno, técnicas de depuração de esgotos antes do descarte na rede pública. Já na fase ocupação os prédios residenciais optam por produtos e técnicas que economizem água, como torneiras, chuveiros e válvulas de descarga mais econômicos, medidores de água individualizados em condomínios, aproveitamento de água da chuva, sistema de tratamento interno para o reuso da água proveniente dos chuveiros e lavatórios, bacias sanitárias com caixas acopladas com duas opções de fluxos, entre outros. Conheça algumas alternativas interessantes e que podem ser aplicadas na sua casa:

Equipamentos hidráulicos:

É indispensável garantir que os equipamentos hidráulicos utilizados, como tubos, conexões, louça sanitária e metais sanitários cumpram adequadamente sua função. Quando essas funções não são atendidas, o uso racional da água fica comprometido. Os vazamentos de tubulações e outros aparelhos respondem pelo maior volume de desperdício. A dispersão do jato d’água das torneiras também é fonte de grande desperdício, pois parte da água não é aproveitada. Em uma torneira, por exemplo, com 12% de dispersão do jato (12% da água não é aproveitada), 1,5 l de água são desperdiçados em dois minutos de uso. Em um condomínio de 350 apartamentos, supondo 20 minutos de uso diário das torneiras, implicará a perda de uma piscina olímpica cheia por ano.

Torneiras com arejadores: O arejador mistura água e ar dando a sensação de maior volume de água. A torneira convencional usa de 14 a 25 litros de água por minuto e a que tem arejador de 6 a 10 litros por minuto. Instalando arejadores em suas torneiras, você poderá ter uma economia de 30% a 70% (dependendo do tipo e modelo de arejadores) no gasto com a água, o que significa um gasto pelo menos 6% menor na conta mensal. Além das torneiras, os arejadores também podem ser usados nos chuveiros, que liberam, normalmente, de 10 a 30 litros de água por minuto, sendo responsáveis por de 30% a 50% do consumo de água da casa. Reguladores de vazão permitem ajustar a vazão da água em 8 litros por minuto, quantidade mínima e suficiente para um banho revigorante e econômico.

Bacia sanitária com caixa acoplada: A descarga é responsável por 14% do consumo de água em uma residência e consumimos por volta de 80% de água nos acionamentos somente para escoar líquidos. As válvulas tradicionais de parede consomem em torno de 30 litros por acionamento e a descarga com caixa acoplada consome 6 litros d’água. Essa é uma idéia bem simples, ao invés de apenas um sifão, como nas descargas comuns, estes vasos possui uma caixa com dois compartimentos que podem ser acionados juntos ou separadamente, através de dois botões, geralmente localizados na parte superior da caixa.

Torneiras com temporizador e fechamento automático: Acionadas por um simples toque ou uma leve pressão, estas torneiras possuem fechamento automático, o que proporciona economia de 70 % de água e máximo conforto ao lavar as mãos. São encontradas principalmente em locais públicos onde há grande fluxo de pesssoas, como Shoppings Centers mas podem ser usadas também em residências, especialmente se há crianças.

Exemplo de sistema de reuso e água para irrigação

Reuso de água: Os efluentes domésticos podem ser utilizados para fins secundários, essa água pode ser direcionada para descargas, mangueiras, sistemas de irrigação...                          

Sistema de medição individualizada de água em condomínios: Por meio dessa medida torna-se possível o gerenciamento individual do consumo de água, evitando o desperdício e, também a cobrança injusta em virtude do rateio do consumo mensal entre os condôminos. Com isso, os impactos ocasionados pela adequação de equipamentos hidráulicos economizadores, por exemplo, são passíveis de serem monitorados pelos próprios usuários, incentivando práticas de otimização do uso da água em diversas atividades rotineiras (como por exemplo, no tempo do banho), potencializando a aderência ao uso racional da água.

Veja também: Captação de águas pluviais

Fontes: Revista Téchne, Revista ÁguaCondomínio Sustentável, Gazeta Digital

About these ads
Postado em Sem categoria

Um pensamento sobre ““Dia Mundial da Água” – Dicas para evitar o desperdício

  1. Pingback: Esgotos residenciais | Princeofmischi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s