Apartamento Transformer

Cidades cada vez mais populosas, apartamentos cada vez menores. Esta é uma realidade para a maior parte do mundo. Na China, o país mais populoso do mundo com mais de 1,3 bilhão de habitantes, a falta de espaço não é novidade. Em grandes cidades como Hong Kong são comuns moradias diminutas, com cerca de 30 metros quadrados que abrigam famílias inteiras. É neste espaço que o arquiteto chinês Gary Chang conseguiu criar nada menos do que 24 espaços diferentes! Ele não quis abrir mão do pequeno apartamento onde costumava morar com a família desde os 14 anos e utilizou muita criatividade para adaptá-lo às suas necessidades. Chang intitulou seu projeto de “Domestic Transformer”, título que cabe muito bem ao apartamento. “A casa se transforma, e eu não me mexo, estou sempre aqui. A casa se move por mim”, diz Gary.

O segredo para o que parece ser mágica é um sistema de paredes móveis, que permite a modificação do ambiente. Foram instalados trilhos no teto e no chão por onde os painéis deslizam permitindo que a mudança seja rápida e prática. Para disfarçar os trilhos, o teto é espelhado, o que também proporciona a sensação de que o espaço é maior e ainda permite maior aproveitamento da luz.

No apartamento, Gary tem tudo o que precisa: sala de estar, quarto, cozinha, banheiro e ainda alguns luxos como quarto de hóspedes, biblioteca e sala de projeção! E tudo isso ainda é feito de forma sustentável. O gasto para a adaptação do apartamento foi muito maior de que o seu preço de custo, o arquiteto investiu cerca de 218 mil dólares na sua criação, mas com certeza o gasto é compensado pela exclusividade de possuir um espaço como este.

Veja o vídeo com mais detalhes do apartamento:

Fontes: Estado de Minas, Casa e ConstruçãoBlog Vito Di Bari

About these ads

One thought on “Apartamento Transformer

  1. Pingback: Apartamento Transformer | Engenharia Estrutural e Construção Civil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s