Lajes Alveolares

A Laje Alveolar é constituída de painéis de concreto protendido que possuem seção transversal com altura constante e alvéolos longitudinais, responsáveis pela redução do  peso da peça. Estes painéis protendidos  são produzidos em concreto de elevada resistência característica à compressão (fck  ≥  45MPa) e com aços especiais para protensão.

Vantagens do Uso

Os sistemas de lajes tradicionais exigem  o recebimento, transporte e estocagem de diversos componentes da laje (vigotas, elementos de enchimento, armaduras e escoras). Para cada um dos componentes é necessário espaço para estocagem e translado do material do recebimento ao estoque e, do estoque ao local de utilização. Na Laje Alveolar, somente os painéis e eventualmente o aço para a malha de distribuição, deverão ser recebidos e descarregados com auxílio de guindaste, ou pela grua da própria obra, simplificando o recebimento, estoque e manuseio do produto.

O processo de montagem da laje alveolar é muito simples e repetitivo e o rendimento de uma equipe de montagem de três operários pode chegar, sem dificuldade, a 50m2/h, o que equivale a 400m2em 8 horas de trabalho. Concluída a montagem dos painéis alveolares, é possível o inicio imediato do preenchimento das juntas ou execução de capa de concreto, sem necessidade de qualquer escoramento dos painéis.

Os serviços de carpintaria, armação e revestimento, além do recebimento, estoque, transporte e manuseio de todos os materiais envolvidos nestas etapas, são eliminados quase que totalmente.

A redução de materiais e mão-de-obra para  a execução e, principalmente, a redução acentuada dos prazos de execução torna a Laje Alveolar uma solução indispensável para obras com canteiros pequenos e prazos limitados.

Produção

A laje alveolar é produzida com um tipo especial de aço, denominado aço para protensão.

É produzida em pistas com 150m de comprimento em um único painel, por extrusão, e depois cortada. As fotos abaixo ilustram o processo de fabricação dos painéis alveolares da empresa R4:

1 – Cordoalha – aço para protensão.
2 – Cabeceiras de protensão.
3 – Pista de 150m, com laje alveolar já extrudada.
4 – Pista de 150m, com cordoalhas sendo posicionadas para fabricação de lajes.
5 – Macaco de protensão de cordoalhas.

A partir de materiais cuidadosamente selecionados e utilizando centrais  modernas que garantem excelentes condições de dosagem e mistura, produz-se um concreto com baixa relação água/cimento (a/c≈0,3), que além da alta resistência à compressão, protege as armaduras com maior eficiência, graças a sua baixa porosidade.

Para a protensão são utilizados fios e cordoalhas para concreto protendido, sendo que cada seção transversal é dimensionada (Altura do painel e armadura) de acordo com o vão e o carregamento a que a laje será solicitada.

Quando a laje alveolar é utilizada

Normalmente a escolha pela laje alveolar leva em conta os seguintes parâmetros :

Vão de laje

- Vãos menores que 5,0m : A laje alveolar é uma opção para obras que necessitem de velocidade (dispensa a utilização de escoramentos), lajes com sobrecarga elevada, ou obras com pé-direito elevados (grande custo de escoramentos). Lajes que utilizam escoramentos costumam ser mais econômicas nesta faixa de vão;

- Vãos de 5,5m a 7m : A laje alveolar apresenta custos bastante competitivos;

- Vãos acima de 7m : Normalmente a laje alveolar é uma excelente opção em termos econômicos.

Sobrecarga:
A laje alveolar é especialmente interessante para :
- Vãos menores que 5,0m – sobrecargas >= 500Kgf/m²;
- Vãos maiores que 6,0m – qualquer sobrecarga.

Velocidade de Montagem:
O índice usual de montagem é de 300m²/dia por equipe de montagem.
Por dispensar escoramentos, a opção por lajes alveolares acelera o ritmo da obra, liberando os pavimentos rapidamente para os serviços de acabamento.

Acabamento inferior:
A laje alveolar apresenta excelente acabamento inferior, dispensando serviços adicionais para a maioria das aplicações.
Estuque é comum em obras de alto acabamento, com superfície de concreto aparente.

Via: Tatu Lajes Alveolares Protendidas, R4 Tecnologia, Google Imagens.

About these ads

One thought on “Lajes Alveolares

  1. Pingback: Lajes Treliçadas « Pet Civil – UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s