Para descontrair a semana – Construções Inusitadas e Curiosas Parte 1

Divertidas, curiosas, geniais. Esta é a seleção do PET Civil de 10 construções dignas de nota:

1- Biblioteca Pública da Cidade de Kansas (Missouri, USA)

As lombadas dos livros que decoram a fachada do parque de estacionamento medem aproximadamente 7,5m de altura por 2, 70 de largura e formam uma estante de livros, deveras original. A estante gigante mostra 22 títulos de livros das mais variadas áreas e que reflectem os interesses de leitura dos habitantes da cidade.

Esta biblioteca foi fundada em 1873, possui uma vasta coleção de livros da história, incluindo materiais originais, postais, fotografias e mapas.

Via: CyberTeca

2- Conjunto Habitacional HABITAT – 67 em Montreal, Canadá

 O Habitat 67, localizado próximo à extremidade norte do Mackay Pier, é o símbolo da EXPO 67. Ao contrário da maioria dos edifícios temporários de exibição, foi construído com o propósito de servir como residência permanente, refletindo a imagem de uma sociedade moderna.

Clique para ampliar

Blocos em concreto pré-moldado, empilhados uns sobre os outros até uma altura de 12 andares são o principal elemento estrutural do edifício. Cada caixa é um paralelepípedo de dimensões de 5,3 x 11 x 3 m e pesando de 70 a 90 toneladas, o que exige um guindaste especial para colocar cada bloco no seu lugar. Das 354 caixas utilizadas, resultam 158 apartamentos dispostos em zigue-zague.

O conjunto de unidades pré-fabricadas de concreto armado do Habitat 67 de Moshe Safdie definiu a escala urbana das células habitacionais articuladas espacialmente numa dimensão próxima da ficção científica;

Via Vitruvius, Cronologia do Pensamento Urbanistico

3- Casa na Pedra em Fafe, Portugal

A família proprietária tinha o sonho de transformar os quatro grandes rochedos (penedos) numa residência de férias, sonho que começou a realizar em 1972. A construção levou dois anos. O interior é bem rústico, com escadas de madeira não-trabalhada (que lembram galhos e troncos) e luz de velas, numa atmosfera que recria o mundo dos Flinstones.

O espaço entre as pedras foi preenchido com tijolos e, depois, coberto com uma massa branca, para dar o acabamento.

Tudo construído a mão e sem que nenhuma das quatro rochas tenha sido quebrada. A casa é que se adaptou a elas.

O tempo mudou a vizinhança. A casa, que não tem luz elétrica, agora está dentro de um parque de energia eólica.

Via Viajandun, R7

4- Teatro Nacional da China, em Pequim, China

O projeto está implantado numa área de 13 hectares no coração de Pequim, China. Por um lado, contorna a avenida Chang´An, artéria principal da cidade que limita a Cidade Proibida e a praça Tien An Men; e pelo outro lado leva à Assembléia Nacional.

O arquiteto francês Paul Andreu, o pai da criança, bem que tentou descrever a obra como uma lágrima de prata. Mas a estrutura em vidro e titânio acabou ganhando o apelido mesmo de Ovo. O Ovo tem três salões, um para ópera, com 2.416 lugares, um para concertos, para 2.017 espectadores, e um teatro, com 1.040 lugares.

A estrutura é formada por 148 vigas de aço do tipo Virendeel, embutidas na parte inferior num anel de concreto, e fixadas na parte superior a um anel de aço de 1.460mm de diâmetro. A estrutura da concha está revestida por um lado por painéis envidraçados e por outro por painéis opacos de titânio associados a um revestimento de madeira na face interior. A estrutura sob a cúpula é composta por pratos metálicos de 60mm e sob a zona opaca por estruturas em forma de H.

A região de Pequim é a uma zona com atividade sísmica moderada. A concha, na sua estrutura, está totalmente independente dos outros volumes do edifício por intermédio de apoios elásticos e sua geometria, com duplo eixo de simetria, permite a limitação dos esforços sísmicos.

Via: China In Blog, Constructalia (Clique para maiores informações sobre a estrutura)

5- Casa de cabeça para baixo, Szymbark, Polônia

A obra se encontra na cidade de Szymbark, na Polônia e foi idealizada por Daniel Czapiewski. A “Casa de cabeça para baixo”, como foi batizada, virou um sucesso; formam-se filas de visitantes.

No interior, foi organizada uma exposição que realça as diferenças entre a Polônia de hoje e a da fase comunista.

Um teto em vez de assoalho e o chão acima de sua cabeça, é isso que os visitantes encontram ao entrar na casa construída de cabeça para baixo. A casa levou 114 dias para ficar pronta. Segundo Daniel, a casa foi construída de cabeça para baixo como um manifesto contra a condição atual do mundo, que segundo suas palavras,  “está tudo virado de cabeça para baixo”.

Via: Bocaberta

Mais sobre construções legais na próxima quinta! Fique ligado ;)

About these ads

2 pensamentos sobre “Para descontrair a semana – Construções Inusitadas e Curiosas Parte 1

  1. Olá pet engenharia!!! Aki eh o Cristino do Pet Agronomia UFLA! Gostaria de parabenizar pelo trabalho que vcs tem realizado!

  2. Pingback: Construções Inusitadas e Curiosas – Parte 2 « Pet Civil – UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s